Foto: Philipp Fahlbusch / Pexels
A primeira sexta-feira de atividades no circuito da Catalunha trouxe más notícias para dois dos maiores nomes da Fórmula 1. Lewis Hamilton e Max Verstappen, pilotos que historicamente brigam pelas primeiras posições, admitiram enfrentar sérias dificuldades de aderência dos pneus durante os treinos livres do Grande Prêmio de Barcelona.
Os dois competidores deixaram claro que não esperavam estar à frente da disputa no fim de semana. A falta de grip — aquela aderência essencial entre o pneu e a pista que permite aceleração, frenagem e curvas mais agressivas — se mostrou como um problema significativo para ambos os times.
Este cenário é especialmente intrigante porque Barcelona é uma das provas tradicionais do calendário da F1, onde as equipes acumulam décadas de dados e desenvolvimento. Quando Hamilton e Verstappen reclamam de falta de aderência em um circuito tão conhecido, isso indica que as condições da pista ou as características dos pneus podem estar fora do padrão esperado.
Para Hamilton, que busca recuperar competitividade ao longo da temporada, este é mais um obstáculo em seu caminho. Para Verstappen, mesmo com os desafios apontados, a questão agora é saber se conseguirá se adaptar melhor que seus competidores até o sábado.
O problema de aderência geralmente está ligado a fatores como temperatura da pista inadequada, umidade residual do asfalto ou até mesmo ajustes que não foram efetivos nos chassis. Com dois dias ainda pela frente, tanto Hamilton quanto Verstappen têm oportunidade de trabalhar soluções junto às suas equipes.
Isso abre espaço para que pilotos de outras escuderias tenham desempenho melhor do que o esperado, já que podem estar melhor adaptados às condições atuais de Barcelona. A luta por pontos preciosos pode ganhar novos contornos neste fim de semana.
Fonte: Sky Sports Football
