Foto: Israel Torres / Pexels
A FIFA está mexendo no vespeiro das disputas por pênaltis. De acordo com informações do jornal britânico The Times, a entidade máxima do futebol mundial discute com a IFAB (órgão responsável pelas regras do jogo) uma mudança que promete dar mais poder de decisão às seleções nos mata-matas dos Mundiais.
Atualmente, o protocolo funciona com dois sorteios independentes: um define quem chuta primeiro e outro estabelece em qual gol as penalidades serão cobradas. Segundo a FIFA, esse sistema pode criar desequilíbrios, já que uma mesma equipe pode ser favorecida nos dois sorteios consecutivos.
A proposta em análise é bem mais simples: substituir os dois sorteios por apenas um. O grande diferencial é que o time vencedor nessa única loteria teria que escolher entre duas opções — ou inicia as cobranças de pênalti, ou define o lado do campo onde a disputa acontecerá, preferencialmente jogando diante de sua própria torcida.
É uma mudança que faz sentido estratégico. Afinal, torcer com força total da sua torcida ao fundo pode fazer diferença em momentos tão tensos. Mas também oferece a opção de começar atirando primeiro, o que historicamente é considerado uma vantagem psicológica nesse tipo de disputa.
A flexibilidade oferecida pela nova regra é interessante porque permite que cada seleção avalie melhor sua situação. Uma equipe confiante em seus cobradores pode preferir a vantagem do primeiro chute; já outra pode optar pela força do apoio da torcida para manter a pressão sobre o time adversário.
Se aprovada, essa inovação pode entrar em vigor já nesta Copa do Mundo, trazendo um novo elemento tático para as decisões do torneio. Resta saber se a IFAB vai acolher a sugestão da FIFA ou se preferirá manter a tradição dos sorteios duplos que conhecemos há tanto tempo.
Fonte: Bolavip Brasil
